DPB: Como Fazer Sorteios no Blog? - Thaii Nathios | Dicas de Fitness e Lifestyle!

DPB: Como Fazer Sorteios no Blog?


Eu recebi uma dúvida da leitora Cela Medeiros, a respeito dos sorteios. Ela quer saber como é que eu faço todo o processo de sortear produtos aqui no blog:

Thais....faz um post mostrando como vc faz sorteio no blog....meu bloguinho é novinho e eu queria saber!!!!

Bom vamos lá. primeiramente para fazer o sorteio você precisa de um prêmio. Ele pode ser comprado por você ou enviado por uma empresa. Vale ressaltar que quando o sorteio é feito com patrocínio de alguma empresa, você deve saber da empresa se eles querem que tenha alguma regra em especial, como curtir a página da marca, se inscrever no newsletter.

Definido o prêmio e com base nas exigências que a empresa possa requerer de você, o segundo passo é determinar as regras. Eu sei que seria legal determinar que a leitora curtisse e seguisse você em todas as redes, mas hoje em dia quanto menos regras melhor. A minha dica é:

- Seguir 1 rede sua.
- Seguir 1 rede da empresa. Caso o sorteio seja patrocinado.
- Deixar nome e Email.

São poucas regras e justas. Você ou a empresa estão disponibilizando um produto, que custa um determinado valor, esse produto terá inclusive um valor de envio e é totalmente justo que por isso a leitora retribua seguindo vocês.

Há pessoas que seguem, participam do sorteio e depois deixam de seguir, há também aquelas que nem conhece você ou seu blog, mas participa e corre o risco de ganhar. Isso é normal e você deve saber lidar com isso.

É importante ter o nome da pessoa e o email, porque muitas pessoas tem perfil nas redes sociais com apelidos, ou outros nomes e o sorteio é algo sério e que deve ser levado como tal. O email serve para informar ao ganhador e solicitar seus dados de envio. 

Algumas empresas, geralmente de má fé, solicitam a lista das pessoas que participaram do sorteio. O objetivo delas é pegar os dados dessas pessoas para enviar propagandas. Nunca cedam essas informações.

Após as regras definidas, você deve decidir a duração do sorteio e por onde ele será feito. O Facebook possui aplicativos que são exclusivos para sorteios a outra opção é você mesma fazer o sorteio. Eu faço pelo Random.Org (http://www.random.org/). 

Para isso é necessário que você tenha a lista com todos os inscritos, preferencialmente em excel. Eu monto um formulário pelo Google Drive (clique aqui) e ele me passa os dados que solicito das leitoras em uma planilha excel. Depois vou lá no Random e coloco em mínimo 2 e em máximo o número de inscrições. Ele sorteia um número e você vai até a pessoa que está no número correspondente.

Confira se a pessoa seguiu todas as regras, se tiver ela é a ganhadora. O próximo passo é entrar em contato com ela e principalmente estipular um tempo de resposta, afinal você precisa colocar o post de resultado, porque as participantes te cobram e se for sorteio patrocinado principalmente, porque a empresa fica de olho, mesmo que você não perceba.

Caso a leitora não responda, refaça o sorteio.

Bom é assim que os sorteios acontecem, não só em meu blog como no de muitas blogueiras, sejam pequenas, famosas. Aliás algumas blogueiras famosas, que possuem um número muito bom de leitores, seguidores, elas não colocam mais como regra para seguir o blog ou alguma rede sua. É normal porque elas já estão em outro patamar, mas quem está no começo os números são importantes.

Espero que tenha ajudado não só a Cela, como quem tinha essa dúvida.
Beijo Grande amores!

*O conteúdo foi desenvolvido por Thais Nathios exclusivamente para o blog thaiinathios.com. As fotos e o texto não devem ser reproduzidos sem autorização e creditação, o descumprimento pode sofrer penalização da Lei de Direitos Autorais. 
Tecnologia do Blogger.